sábado, 31 de março de 2012

E se a camisinha estourar?


Se isso acontecer, você precisa, antes de mais nada, procurar um ginecologista. Pode ser um médico do posto de saúde mais perto da sua casa, por exemplo. O mais importante é que você faça isso bem rápido. Explico: ele vai te examinar e ver se é o caso de te receitar uma pílula do dia seguinte.
Essa pílula é uma medicação de emergência. Como têm muito hormônio, elas impedem que o óvulo grude na parede do útero. Ela costuma ser eficiente, desde que usada da maneira correta: a pílula tem que ser tomada em, no máximo, 72 horas depois da transa malsucedida.É por isso que é preciso agir rápido - quanto antes você tomar uma providência, menos chance terá de ficar grávida. Se não conseguir falar com um médico, vá até uma farmácia e converse com o farmacêutico.
Só reforçando: essa é uma solução de emergência (tanto que nos Estados Unidos ela é conhecida como Plano B) – é que essa dose cabalar de hormônio bagunça todo o ciclo menstrual, podendo estimular ovulações fora de hora (a longo prazo, pode aumentar o risco de gravidez). Além disso, ela tem efeitos colaterais péssimos, como cólica, náuseas e dor de cabeça.
O melhor mesmo é evitar que esse drama aconteça. Primeiro de tudo, garanta que a camisinha esteja sendo colocada da maneira correta. Depois, avalie: será que não vale a pena associar outro método contraceptivo (pílula, por exemplo) ao preservativo? Aí você vai ficar bem mais tranquila.
beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário